sexta-feira, 28 de março de 2008

Seminários de Master em Neurologia!

Olá a todos mais uma vez!!
Ao longo desta semana, por nao estarmos ainda em situaçao de pratica clinica nos hospitais para os quais fomos destacados, fomos convidados pela tutora do curso de Fisioterapia aqui da URJC a assistir aos seminários para o curso de Master em Neurologia. Para além disso estamos também a assistir a aulas do terceiro ano, contudo a maioria delas já demos quase tudo em Alcoitao!
De qualquer forma, em relaçao aos seminários do Master em Neurolgia (uma espécie de 4 ano aí de Alcoitao) nao podemos deixar passar em branco o espirito aberto que os espanhois manifestam em relaçao a todo o tipo de tencicas mesmo aquelas mais alternativas. Pois vejamos: em dois dias a que já assistimos, um deles foi especidficamente vocacionado para a área das Medicinas Alternativas (TAI CHI e REFLEXOLOGIA) tendo o seminário de ontem sido vocacionado para áreas que para nós sao já mais familiares (PSICOMOTRICIDADE e MÉTODO DE FIELDENKRAIS).
Em relaçao ao seminário de TAI CHI, foi interessante ver a forma como pode eventualmente ser aplicável â Fisioterapia, partindo de princípios base que sao também já aplicados no PNF CHI do qual já temos conhecimento, nomeadamente os conceitos de cruzamento da linha média, treino proprioceptivo, coordenaçao motora, trabalho respiratório, entre outros. Em relaçao ao seminario de Reflexologia, a maioria da turma, apesar do espirito aberto, foi unanime em dizer que este seminario ficou um pouco aquem das expectativas, nao se tendo focalizado na aplicaçáo pratica na fisioterapia. Na nossa opiniao e pelo que vimos nao é uma técnica à qual nos queiramos dedicar. No entanto fica o conhecimento acerca de uma nova técnica, quando confrontados pelos doentes.
Em relaçao ao seminario de psicomotricidade, foi sem duvida dos mais interessantes, na medida que tocou em aspectos por nos ja abprdados em Alcoitao, nomeadamente a abordagem biopsicosocial do individuo (maioritariamente crianças) nas suas componentes MOTORA, COGNITIVA E AFECTIVA/RELACIONAL,sendo que cada uma delas nao se pode ter em conta de forma isolada. Este seminario teve uma componente teorico/pratica, baseando-se no trabalho em grupo. (A terapeuta Betty teria gostado de lá estar ;)!!!!!)
Por agora ficamo-nos por aqui(esta mensagem ja é bem pequena lolololol)

Abraços para eles e beijinhos para elas........Saludos para todos vosotros!!!!

1 comentário:

Teresa Castro disse...

Mostrem que frequentam a Melhor Escola do Mundo!
Beijinhos
Teresa