segunda-feira, 14 de abril de 2008

Apesar de parecer...nao estamos desaparecidos!!

Olá a todos mais uma vez!! Pois é, apesar de parecer que estamos desaparecidos, nao se iludam...estamos bem vivos e de plena saúde!! Entrámos há já duas semanas na verdadeira mecânica dos estágios dos espanhóis e abandonámos um pouco a actualizaçao do blog, mas agora prometemos voltar com mais novidades.
Nestas duas semanas é já possível notar algumas diferenças em relaçao â Fisioterapia que se pratica em Portugal, nomeadamente no tao comentado conceito do HANDS OFF/HANDS ON. É um facto que aqui em Espanha, se opta muito mais pelo abordagem HANDS OFF, ou seja, aquela no qual o paciente toma parte activa face ao tratamento, o que de alguma forma também permite deixar mais tempo para o fisioterapeuta trabalhar com outros doentes, mas acima de tudo consciencializar o utente de que o principal ao longo do seu tratamento é sem dúvida a sua colaboraçao e a sua proactividade. Mas como em tudo, é claro que isso tem também as suas desvantagens, principalmente no que respeita ao qualidade do tratamento em si. A dúvida que se coloca é: SERÁ QUE OS OBJECTIVOS PRETENDIDOS SAO ALCANÇADOS DA MESMA FORMA? E COM A MESMA RAPIDEZ? Enfim...sao apenas algumas das perguntas que desde já começamos a colocar, entre muitas outras, e que esperamos ver respondidas no final de Junho.
Já vimos aqui de tudo, e esperamos ver ainda mais...pessoas que sabem e dominam por completo as áreas onde trabalham, abordagens novas em casos de ortopedia, aparelhos novos que nunca tínhamos ouvido falar, coisas que sabemos e que aqui nunca ouviram falar (lolol), enfim, de tudo...
É claro que, tal como em Portugal, também há locais onde a Fisioterapia = Electroterapia, mas isso, pertence-nos a nós mostrar o contrário e seguir as pisadas de muitos outros que até hoje o têm feito brilhantemente e que tivémos o prazer de conhecer!!

Un saludo a todos e aqui fica a promessa de actualizaçoes para breve.

1 comentário:

zilmara disse...

oi sou a zilmara de manaus to comecando agora a faculdade de fisioterapia e to precisando muito da ajuda de vcs... temos um trabalho pra fazer sobre fisioterapia na espanha...entao me ajude por favor.
quero saber como eh fisio na espanha? se os recursos sao melhores do aqui no brasil? se existem concursados? se ja tem o salario do fisioterapeuta? quanto q eh o salario?se eles sao mas reconhecido e valorizados?vc me passar esses dados e um pouco mais do que vc sabe por favor...jao to esperando a resp..entao mande para o meu mail zil_andrade@hotmail.com sucesso pra vcs